segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Geografia

 A Revolução industrial introduziu uma forma mais eficiente de produzir mercadorias, maior quantidade em menor tempo e com menores custos.

 A Primeira mudança sem dúvida foi a invenção da maquina a vapor, que  utilizava a energia produzida pela queima do carvão mineral, recurso abundante em vários países da Europa.

Com a utilização das máquinas, as fábricas puderam se localizar perto das cidades.
 As invenções voltadas para a produção de mercadorias refletiram em todas as instâncias da vida social. Por exemplo, do ponto de Vista das comunicações e transportes, ampliaram as relações entre regiões distantes, além disso, intensificaram a urbanização nos países industrializados.
 Urbanização é caracterizada, entre outros aspectos, por um ritmo de crescimento maior da população urbana em relação à população rural. Com o processo de urbanização, há, de modo geral, uma ampliação no número de cidades e nas áreas por elas ocupadas. Intensificam-se as relações sociais, culturais, econômicas e políticas entre os diferentes lugares do território do país e a integração entre o campo e a cidade, que passa a apresentar maior diversidade sociocultural e econômica.
 Devido à extenuante jornada de trabalho, que chegavam a 16 h/d, os operários, na maioria das vezes vindos do campo, preferiam ocupar habitações muito precárias junto das fábricas, formando bairros miseráveis.
 Um forte fator do êxodo rural foi a revolução industrial.
A Partir da utilização intensiva da maquinaria surgiu também um sistema de organização de organização do trabalho especialmente industrial – o Taylorismo. De acordo com Cattani, os princípios de racionalização produtivista do trabalho foram sistematizados e desenvolvidos pelo engenheiro norte-americano F. W. Taylor ( 1856 – 1915).
 O Taylorismo é uma estratégia patronal de gestão/organização do processo de trabalho e, juntamente com o Fordismo, integra a OCT (Organização Cientifica do Trabalho).
 Cheguei a uma conclusão que foi por causa da revolução que grande parte da população do campo veio para a cidade, e o espaço urbano passou a ser tão disputado por toda população Mundial.

Bibliografia: Livro GEOGRAFIA Geral E Do Brasil
Livro Psicologia do Trabalho; Técnico em Segurança no Trabalho.

 

Raphael Gonzaga Silveira.

Nenhum comentário: